quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Festival de Gastronomia vira atração no Mercado Central

Por Wanderley Paiva

Três dias de sabores, confraternização e alegria que terão repeteco no próximo fim de semana. Com uma maratona de cursos, oficinas, concurso de novos talentos e espaço gourmet, o 2º Festival gastronômico do Mercado Central movimenta um dos pontos mais tradicionais e turísticos de Belo Horizonte. A idéia iniciada em 2009, durante as comemorações do aniversário de oito décadas do centro comercial, ganhou força e promete ocorrer todos os anos, entre setembro e outubro, adianta o organizador do evento, Marcos Valério Rocha.

O festival é ideal para quem gosta de apreciar uma boa comida. Segundo o presidente do Mercado Central, Marconde Patrocínio, na manhã do último sábado, houve tempo de sobra para a cervejinha gelada e degustação de deliciosos petiscos. Já os amigos de longa data, o químico Vasco Ferreira Dias, o lapidário João Viveiros e o ourives Geraldo Valadares degustaram um bolo de carne acompanhado da cerveja gelada. “Belo Horizonte precisa de eventos desse tipo, em especial num lugar como o Mercado Central, de fama internacional”, comentou Vasco. Perto dali, no balcão do espaço gourmet, que reproduz um antigo armazém, o casal Glaucus e Eliane Mendonça fez um brinde num jeito bem mineiro: com café na canequinha de ágata.



Uma das grandes atrações do festival é o concurso de novos talentos, com a presença de alunos de gastronomia da Faculdade Estácio de Sá. Divididos em 12 grupos, de 6 estudantes cada um, eles terão que preparar entrada, prato principal e sobremesa, em 1h30 minutos, com o tema “De Guimarães Rosa ao cerrado mineiro: o sertão está à mesa”. Uma comissão julgadora vai avaliar os trabalhos e o resultado será conhecido no próximo domingo, com a premiação dos três primeiros lugares.

 Os visitantes tiveram tempo de sobra para saborear uma cervejinha gelada e petiscos, mas também para ampliar os conhecimentos sobre a culinária e receber dicas valiosas para uma alimentação saudável e sem desperdícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário