“É preciso parabenizar a Faculdade Estácio de Sá por ajudar no resgate das nossas raízes mineiras, principalmente em se tratando de Guimarães Rosa”. Foi o que disse o empresário e cozinheiro Túlio Montenegro, proprietário do botequim – como gosta de dizer – Chef Túlio, um dos mais movimentados de Belo Horizonte.
Chef Túlio, que vive à beira do fogão há mais de 40, esteve no lançamento oficial do II Festival Gastronômico do Mercado Central, na manhã desta sexta-feira, em Belo Horizonte, e ressaltou a importância do evento para Minas Gerais. “Esse evento estava fazendo falta há muito tempo. O Mercado Central é nosso ícone, é onde buscamos os ingredientes para tudo que preparamos. Aqui é possível reunir elementos para qualquer espécie de gastronomia: regional, autoral, gourmet. Do mais simples ao mais sofisticado”, afirmou.
Contente com a estrutura do evento – “bem melhor que a do ano passado”, disse –, Túlio participou do júri do primeiro grupo de alunos da Estácio que disputa o prêmio de Novos Talentos da Cozinha. “Temos que treinar sempre novos cozinheiros. Belo Horizonte precisa reafirmar sua condição de capital nacional de botecos, de capital nacional do tira-gosto”.
Bate-papo sobre pimenta
Especialista em pimentas – estuda o tema desde 1979 -, Túlio será responsável por uma das oficinas promovidas pelo Festival. No dia 23 de outubro, o chef fará uma palestra com o tema “Apimentando Tira-Gostos”, quando falará sobre a importância do condimento na culinária não apenas mineira, mas mundial.
“A pimenta é importante não só em Minas ou no Brasil, mas em todo o mundo. Aliás, é preciso que aqui em Minas se abra mais a cabeça sobre o valor da pimenta. Fico bravo quando vejo as pessoas criticando, dizendo que ela faz mal. Se pimenta fizesse mal pra alguém, não haveria um indiano ou tailandês vivo”, disse o chef, que aproveitará para mostrar algumas de suas criações, como a pimenta com manga, a pimenta de bode com limão capeta e a pimenta coice de mula, “que é pra arrebentar o sujeito”, finalizou.
Confira um trecho da entrevista realizada com o Chef Túlio Montenegro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário