sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Alunos do curso de moda promovem desfile de roupas conceituais

Usar materiais encontrados no próprio Mercado Central e, com eles, criar peças de roupas pra um desfile. Esse foi o desafio proposto – e prontamente aceito – para os alunos do curso de Design de Moda da Faculdade Estácio de Sá, que também participarão do II Festival Gastronômico do Mercado.

Alunos do curso de Design de Moda da Estácio de Sá

Há um mês, os alunos fizeram uma pesquisa no Mercado e apresentaram suas ideias para os professores do curso. Uma banca selecionada pela coordenadora Juliana França destacou 26 peças, que serão apresentadas ao público nos dois sábados do evento. No dia 16, serão 11 roupas, ficando as 15 restantes para o dia 23. Os desfiles irão acontecer em dois horários: 10h30 e 12 horas.

A variedade de materiais usados é extensa. De sementes de açaí a sacos de batata, passando por flanelas, medalhinhas de santos, folhas secas, chegando a buchas vegetais, papéis de bala, macarrão “gravatinha” e muitos tipos de pimenta. A criatividade foi o guia dos alunos, que gastaram em torno de 80 reais em cada peça, somente com a compra dos produtos.

Importância do evento para os alunos

Professora de história do vestuário e de Laboratório de Costura, a coordenadora dos desfiles, Lúcia Maria Vieira, comentou a importância do evento para os alunos da instituição. “Pode abrir portas para eles no mercado profissional, obviamente. Mas vale principalmente como experiência e aprendizagem. Moda é exposição, por isso é tão importante para os alunos aparecerem envolvidos em um evento como esse”, disse.

Professora Lúcia Maria e alunos que terão suas peças no desfile do dia 16

Aluna do primeiro período do curso, Jacqueline Souza endossou as palavras da professora. “Esse trabalho será um divisor de águas para todos nós, até no que diz respeito ao nosso processo motivacional. Ninguém entrou na faculdade e pensou que logo nos primeiros meses já participaria de um desfile em um evento desse porte. Esse é um grande diferencial da Estácio com relação às outras faculdades”, disse. Lucas Arantes, parceiro de Jacqueline na confecção de uma das peças, está ansioso para ver sua produção na passarela. “É uma oportunidade ímpar. Mas depois que nosso projeto foi aprovado, que a ficha caiu, veio logo o desespero. A expectativa para que tudo dê certo é enorme”.

Alex Guimarães, do terceiro período, foi além. A chance de participar do desfile mudou sua opinião sobre seu futuro profissional. “Tenho uma carreira consolidada como empresário. Sempre gostei de moda, mas nunca pensei em trabalhar efetivamente com ela. Mas ao participar de todo o processo de produção e essa expectativa que nos cerca antes do desfile está me fazendo mudar de ideia”, afirmou.

Confira abaixo a opinião das alunas Letícia Diniz e Rafaela Mascarenhas, do segundo período, sobre a participação no evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário