Mostrando postagens com marcador estácio. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador estácio. Mostrar todas as postagens

sábado, 23 de outubro de 2010

Equipe de ouro


A fórmula do sucesso dos desfiles de moda não poderia ser outro: a dedicação dos alunos e dos professores foram fundamentais

Foto: Bárbara Mendonça
Camarim: horas de produção antes do desfile

A preparação do desfile começou por volta das 9h da manhã. Muito trabalho, muita maquiagem e muitos penteados, isso tudo sem falar nos últimos retoques dos vestidos. Uma espécie de rodízio foi organizado. Primeiro as modelos arrumavam os cabelos, logo em seguida preparavam a pele e depois a maquiagem final. Só depois se vestiram e posaram para as fotos. Mas havia um detalhe: isso tudo ao mesmo tempo. Enquanto uma estava com a cabelereira a outra era maquiada e em pouco tempo só se via filas de modelos para cumprir as etapas.

Foto: Bárbara Mendonça
Modelo maquiada e penteada

Lúcia Maria Martins Vieira, Lulucha, como todos carinhosamente a chamam, coordenou o evento. Ela orientou os participantes, acalmou os alunos quando eles precisaram e organizou o espaço e a infra estrutura para garantir que tudo saísse como o planejado. Segundo ela, o prazer de ver os alunos comprometidos e entusiasmados não tem preço. “Um evento desse porte também é importante porque promove a socialização entre os grupos. Cada um disponibilizou o que sabia e o que tinha”, completou Lulucha.

Maquiagem
Como eram muitas meninas essa parte foi feita em duas etapas. A preparação da pele, uma base para receber a finalização. E a cor e o efeito exótico que o desfile precisava. A responsável por essa parte foi a estudante do 3º período Maíz D’Assumpção. Representant
e da Mary Kay ofereceu o material de maquiagem necessário para ajudar na produção das modelos. E assim como Marcelle e outros colegas ela também foi uma dos que ficaram desde o início dos preparativos embelezando as meninas para o evento.

Todo o trabalho realizado contou também com a ajuda das professoras do curso. Um apoio essencial não só em termos de mão de obra, o apoio moral nessas horas é importante para dar confiança aos alunos. Foi o que fez a professora de Laboratório de Materiais e Tópicos especiais de Moda, Delfina Miranda. Ela foi uma das que ajudou na maquiagem e incansável só parou quando todas as meninas já estavam prontas para o desfile.

Foto: Bárbara Mendonça
Maíz e Delfina embelezando modelo


Cabelos
Marcelle Augusto é aluna do 1º período do curso de Moda da Estácio. Para ela o desfile logo no início do curso é uma experiência ímpar de expor seu trabalho. “Agente aprende toda a infra estrutura de um evento assim, vê como é a produção e tudo mais”. Além de ser uma das criadoras de um dos vestidos que foram exibidos ela também ofereceu mais. Como é cabeleireira passou horas em pé a fazer penteados nas modelos e disponibilizou todos os produtos necessário para deixar as madeixas das meninas exuberantes.

Foto: Bárbara Mendonça
Marcelle começando mais um penteado


Toque final
As modelos não eram profissionais. A coordenação do Mercado Central disponibilizou quatro moças que estudam para ser modelo profissional. Mas, não foram as únicas a desfilar. Faziam parte desse grupo parentes dos criadores, como Letícia Karoline, 15 anos, filha de Sônia Aparecida que foi uma dos inventores do vestido “Noiva de Arroz”. E também houve quem desfilasse com a própria peça, como Ana Paula que ajudou a produzir o vestido “Cerveja”.


Fotos: Bárbara Mendonça


Modelos:
parentes de alunos,
alunas e aspirantes a
modelos profissionais








Ninguém melhor para vestir as moças dos que os próprios criadores das peças. Eles sabem para que lado se vira a saia, onde se aplica uma fita ou coloca um acessório. Por isso cada grupo de criadores cuidaram de sua modelo. Escolha das cores da maquiagem, sapatos, acessórios e muito trabalho na montagem da peça no corpo da modelo. Tudo para expor um trabalho bem feito, pois, segundo Lúcia Maria, a Lulucha, “Moda é exposição”.

Foto: Bárbara Mendonça
Últimos ajustes no vestido antes do desfile




Desfile termina com homenagem à faculdade Estácio de Sá.

Foto: Bárbara Mendonça
O diretor geral da Estácio BH, Érico Ribeiro (de camisa azul); o coordenador do evento no Mercado Central, Marcos Valério (blusa branca); a coordenadora do curso de Moda e Design, Juliana França (de xadrez); professoras, alunos e modelos.

Um desfile inesquecível marcou, neste sábado, a despedida da turma de Design e Moda da Estácio BH do II Festival Gastronômico do Mercado Central. Depois de muita preparação, as modelos e os criadores dos vestidos fizeram uma longa apresentação pelos corredores do local. Foram aproximadamente 40 minutos de desfile, aplaudido do início ao fim. As meninas paravam para posar para as fotos e receber elogios. Claro que, quando elas passavam em frente aos bares ,não ouviam só elogios, mas também gracejos dos marmanjos.


Por onde passavam, as modelos eram apreciadas pelos frequentadores do mercado, que interrompiam seus afazeres ou o passeio para prestigiar o desfile. Quem acompanhou viu como os produtos das lojas de artesanato do próprio mercado vestiram as modelos. A ideia de usar produtos vendidos no local chamou a atenção tanto pelo colorido das roupas quanto pela criatividade das produções.

Foto: Bárbara Mendonça
Modelos paravam para fotos durante o desfile

Os aplausos eram frequentes. A caminhada das modelos começou e terminou nos corredores do estacionamento, onde está sendo realizado o festival gastronômico, que será encerrado domingo. Para finalizar, modelos, criadores e professoras do curso de Moda fizeram uma homenagem à Faculdade Estácio de Sá. Foi estendida uma bandeira da instituição, enquanto todos aplaudiam o sucesso do evento.


Foto: Bárbara Mendonça
Bandeira da Estácio BH finaliza o desfile e recebe aplausos


Coordenadora do curso exalta momento da moda em Minas Gerais

Uma das responsáveis pela participação dos alunos de Design de Moda no II Festival Gastronômico do Mercado Central, a coordenadora do curso, Juliana França, falou um pouco sobre o atual momento da moda como negócio, notadamente em Minas Gerais. “Nunca se deu tanta atenção para a moda na mídia, nunca o consumidor teve tantas opções e apelos de compras. Ao mesmo tempo, a concorrência é enorme. Acabou o tempo em que a cópia era suficiente para o sucesso de uma marca. Numa economia globalizada, onde a satisfação do consumidor e a qualidade dos produtos são essenciais para a competitividade e permanência no mercado, uma confecção bem elaborada e planejada torna-se ponto chave de sucesso”, disse.

Preparar os alunos não somente no que diz respeito à criação e produção, mas também na condução de seus negócios é um dos objetivos do curso de Moda da Estácio. “Privilegiamos igualmente a gestão. Nossos alunos são formados não apenas para conseguirem sucesso no mercado de trabalho, mas para serem capazes de gerir seus próprios negócios”, explicou Juliana.

Perto de completar quatro anos de existência, o curso de Moda da Estácio já formou aproximadamente 150 alunos, com igual número de matriculados nos quatro períodos hoje em exercício. “Pela primeira vez abrimos uma turma matutina, o que evidencia a procura por um curso mais completo, capaz de sanar as lacunas existentes nos processos de negócios e moda”, disse a coordenadora.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Frequentadores habituais do Mercado elogiam Festival Gastronômico

Quem vai sempre ao Mercado Central, seja para fazer suas compras ou mesmo tomar uma cerveja com os amigos, se espantou com a novidades trazidas pelo II Festival Gastronômico que acontece no local. Afinal, não é todo dia que os frequentadores do espaço podem participar de oficinas, julgar um concurso de novos talentos da gastronomia ou assistir a um desfile de moda com roupas produzidas com produtos do próprio Mercado.


Peninha e Evandro tomando uma cerveja, junto da arquiteta Jacqueline Rosas

A proposta de divulgar a gastronomia mineira foi amplamente aplaudida por aqueles que têm no Mercado uma segunda casa ou somente apreciam o clima que ele proporciona. Foi o que disse o jornalista Luís Carlos Bernardes, o Peninha, comentarista político da Band e da rádio BandNews FM. “A autêntica gastronomia mineira está no Mercado Central, seja ela in natura, nas barracas, ou a que é produzida nos bares. O Mercado é a cara de Minas, mais até que de Belo Horizonte. É importante termos eventos assim até para resgatar nossas raízes”, afirmou.

O presidente da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte, Evandro Xavier, concordou com Peninha. “É bom saber que o Mercado Central tem uma gestão atenta para as exigências do período em que vivemos. Uma exigência de buscar sempre a melhor qualidade, seja nos produtos, seja no atendimento. É preciso preservar nossas origens, nossa história, mas sempre pensando na modernização. Essa mescla é fundamental”, disse.

Para Peninha, o constante processo de globalização deixou áreas como a economia e entrou também no campo da cultura. E, dentro desta, o da gastronomia. “Temos visto a cozinha mineira sofrer influência de todos os lugares, não apenas do Brasil, mas do mundo. É mais que necessário que estejamos atentos às nossas tradições. Não apenas no que diz respeito aos pratos mais famosos, mais conhecidos, mas também com aqueles ingredientes pouco difundidos”.

Iniciativa da Estácio é elogiada

Uma das formas encontradas pelo Festival para defender a cultura mineira foi o foco delimitado no concurso de novos talentos, no qual participam alunos do curso de Gastronomia da Faculdade Estácio de Sá. Os estudantes têm que preparar três pratos – entrada, principal e sobremesa – voltados para o tema “De Guimarães Rosa ao cerrado mineiro: o sertão está na mesa”.


Com direito a música ao vivo, frequentadores do Mercado ganham novo espaço para o encontro com amigos

“A ideia é excelente. Nada mais mineiro que Guimarães Rosa e sua obra. Essa junção entre a Academia, Guimarães e um espaço popular como o Mercado Central é muito boa e muito importante, principalmente para as pessoas que passarem por aqui”, comentou Evandro. Para Peninha, a busca por novos profissionais da área gastronômica é muito interessante. “Além de toda a questão cultural, envolvendo a culinária com Guimarães Rosa, é preciso ressaltar essa procura por novos talentos da gastronomia. Sempre vemos as pessoas falando sobre os novos talentos da música, do cinema, da literatura, mas a gastronomia é uma arte tão importante quanto qualquer outra e precisa ser bastante difundida”.

O concurso de novos talentos terá sua final disputada no próximo sábado, dia 23. São 12 grupos, formados por seis alunos, na briga pelo primeiro lugar. Os vencedores terão seus nomes divulgados no domingo, 24, dia de encerramento do Festival.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Diretor da Estácio comemora participação dos alunos no evento

Presente na cerimônia de abertura do II Festival Gastronômico do Mercado Central – que contou com a participação do vice-prefeito de Belo Horizonte, Roberto Carvalho, e da presidente da Câmara Municipal de Vereadores da capital, Luzia Ferreira –, o diretor-geral da Faculdade Estácio de Sá de BH, Érico Ribeiro, comentou a participação da instituição no evento.


Diretor Érico em meio aos professores de Moda e Gastronomia

“Penso que é função das universidades chancelar e fomentar bons projetos. E esse festival é um excelente projeto, é algo que vai certamente ficar marcado no calendário de eventos de Belo Horizonte. O Mercado Central é o maior ponto turístico de BH e a Estácio de Sá, como maior centro universitário do Brasil, não poderia deixar de apoiar", disse.

Érico comemorou a participação dos alunos dos cursos de Gastronomia e Design de Moda da Estácio na produção do Festival. Os alunos de moda produziram peças fundamentadas em produtos vendidos no Mercado para desfiles temáticos, enquanto os estudantes de gastronomia, pelo segundo ano consecutivo, participam de um concurso de novos talentos do setor. “Estamos dando aos nossos alunos a oportunidade de praticar dentro do seu próprio mercado de trabalho. Atividades assim servem para estimular e até mesmo exigir a criatividade de cada um”, afirmou.

Érico ao lado do professor Laurent Prous, Marcos Valério Rocha (produtor do Festival) e Marcoud Patrocínio (presidente do Mercado Central). Foto: Valdez Maranhão

O diretor aproveitou para parabenizar todo o corpo docente da instituição pelo dia de hoje: 15 de outubro, Dia dos Professores. “Quero saudar todos os professores da Estácio, especialmente os de Moda e Gastronomia, que estão comemorando seu dia aqui, no Mercado Central, acompanhando seus alunos".